sábado, 8 de novembro de 2008

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira.
É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira.
Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição.

Selecione um tudo qualquer na altura desejada para o seu aquário, como você precisa esconder o aparato todo, é bom pensar em algo desde já, será necessário fazer duas aberturas na lateral do cano, uma na parte inferior e outra na parte superior.
A abertura auperior irá conduzir a areia para queda, a inferior irá captar a areia que cai,faça as devidas adaptações para os orifícios
A areia que cai precisa ser captada, o tamanho do prato de captação vai variar do tamanho de todo o projeto e volume de areia usado, bem como da potência da bomba, você vai precisar testar alguns tamanhos para decidir o mais adequado para o seu projeto


Você precisa direcionar o fluxo de ar na base do cano, providencie a adaptação da mangueira, um cap perfurado deve resolver o seu problema facilmente

Observe na aparência do projeto o orifício de saída da areia e o prato de captação na base:

Observe na aparência do projeto o orifício de saída da areia e o prato de captação na base:


Ligue sua bomba e acrescente a areia para verificar o funcionamento do aparato, faça os ajustes e regulagens necessárias.





Exemplos do projeto funcionando:


Um comentário:

Margot disse...

Por onde sai o ar que conduz a areia?Espero resposta em meu e-mail
fisnhot@hotmail.com